Mês mundial de combate ao câncer de próstata
Ser homem também é se cuidar! Apesar dos altos índices de cura se identificado em fase inicial, ainda por conta de uma resistência e até preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para orientação sobre o exame de toque retal. Exame que o permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e aparecimento de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Outros exames poderão ser solicitados caso haja suspeita de câncer de próstata.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e se assemelha a uma castanha. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função é produzir o esperma, juntamente com as vesículas seminais.
Sintomas
O câncer de próstata na fase inicial não apresenta sintomas, portanto quando sinais começam a aparecer há uma grande chance que os tumores já estejam em fase avançada dificultando a cura. Os sintomas podem ser:
Entre os fatores de risco se deve citar: histórico familiar de câncer de prostata, obesidade.