Fonte: tjdft.com
Mês de prevenção ao suicídio - A campanha salva vidas!

Esta campanha é realizada desde o ano de 2014. O dia 10 do mês de Setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.


Qual a origem da campanha?

Com origem nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme de 17 anos, cometeu suicídio em 1994. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem possuia sérios problemas psicológicos e não conseguiram ajudar e evitar a sua morte. Mike era muito habilidoso e restaurou um Mustang, pintando o mesmo de amarelo, tornando o conhecido como "Mustang Mike". No dia de seu velório foram deixados vários cartões com uma fita amarela com a mensagem: "Se você precisar, peça ajuda.". Estes cartões realmente chegaram a pessoas que precisavam de apoio, servindo como estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Falar é a melhor opção, busque ajuda. A conscientização pode salvar vidas.