Home > Calendário da Saúde> Abril > Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho


28/04 - Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho

O mês de abril é direcionado às campanhas educativas nacionais que abordem a prevenção de acidentes do trabalho. São desenvolvidas ações e trabalhos visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista no que tange à Segurança e Saúde do trabalhador brasileiro.

O símbolo da Campanha Abril Verde é um laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde. O mês Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia - Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.


Abril também é marcado pelo mês da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global, no ano de 1948. O objetivo da OMS, de acordo com sua constituição, é "garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde”. Vale destacar que essa agência define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Portanto, sendo a cor verde indicadora de segurança e abril um mês alusivo em memórias às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, foi instituída a Campanha Abril Verde, contribuindo para o reforço das ações desenvolvidas na prevenção e na conscientização do trabalhador, de forma a atuar sobre o comportamento no que tange à Segurança e Saúde do Trabalhador Brasileiro[4].



Fonte: UFRPE