Home > Calendário da Saúde> Abril > Dia Mundial da Atividade Física


02/04 - Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde. Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na sua vida, maiores são os benefícios, por isso, seja ativo fisicamente! Existem diversos fatores que influenciam a prática de atividade física, sendo que alguns deles não dependem somente de você. Então, conheça 10 passos para praticar mais atividade física:

A atividade física por ser de intensidade leve, que exige mínimo esforço físico e pequeno aumento da respiração e dos batimentos cardíacos, de intensidade moderada, que faz você respirar mais rápido que o normal e aumenta moderadamente os batimentos do coração ou e de intensidade vigorosa, que exige um grande esforço físico, faz você respirar muito mais rápido que o normal e aumenta muito os batimentos do coração.

Atividades que fortalecem os músculos e os ossos e que incluem alongamentos devem ser realizadas de duas a três vezes por semana. As recomendações para gestantes e mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência são as mesmas, conforme o ciclo de vida. A prática regular de atividade física deve ser confortável e segura para que seja adaptada às diferentes condições.

Atividades como estar sentado, reclinado ou deitado, com baixo gasto de energia, aumentam o seu tempo em comportamento sedentário. São exemplos: permanecer sentado para uso do celular e do computador, jogar videogame, ler um livro, assistir à televisão ou à aula, assim como tarefas manuais, utilizar o carro, ônibus ou metrô. O tempo excessivo nesses comportamentos é prejudicial à saúde, por isso, sempre que possível, faça pausas de 5 minutos a cada hora.

Se você gosta de companhia para praticar atividade física, convide amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho ou de estudo. Os momentos em família podem ser a oportunidade para se movimentar mais praticando esportes, jogos e brincadeiras, assim como é possível fazer atividades na natureza, passear com seu animal de estimação, dividir as tarefas domésticas, deslocar da escola para a casa e de um ponto ao outro no ambiente de trabalho.

O meio no qual você vive e as pessoas com quem você se relaciona podem ter influência nos seus hábitos de saúde, incluindo a prática de atividade física. Identifique familiares, amigos, colegas de trabalho ou de estudo, professores e profissionais de saúde que podem te motivar a ser mais ativo fisicamente.



Fonte: Ministério da Saúde