Home > Calendário da Saúde> Abril > Dia mundial da luta contra a malária


25/04 - Dia Mundial da Luta Contra a Malária

No dia 25 de Abril, será comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Malária, data estabelecida em 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o reconhecimento aos esforços globais para o controle efetivo da doença. Além das medidas direcionadas à redução de casos, outra ação essencial a ser lembrada é o acompanhamento de pacientes, bem como o monitoramento de eventos adversos provocados pelo uso de medicamentos utilizados no tratamento da malária.

No Brasil, a Anvisa atua nesse monitoramento por meio da Gerência de Farmacovigilância (GFARM), vinculada à Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). Os objetivos do trabalho são o aumento da segurança do uso de medicamentos, o estímulo à notificação de erros de medicação e a melhoria de processos de análise e de monitoramento de tratamentos de pacientes.

Orientação ao paciente

Para ajudar a fortalecer a farmacovigilância e aumentar a adesão ao tratamento, foi criado um envelope e um vídeo com informações simples sobre o tratamento e efeitos adversos. Quando uma pessoa era diagnosticada com malária, o profissional de saúde entregava o envelope e explicava tudo sobre o tratamento, além de pedir autorização para incluí-lo no projeto.

Sobre a Doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a malária é uma doença parasitária infecciosa febril aguda que ocorre principalmente nos países situados nas regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, a maioria dos casos se concentra na região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O quadro clínico típico da doença é caracterizado por febre precedida de calafrios, seguida de sudorese (suor), fraqueza e cefaleia (dor de cabeça). A malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente para outra pessoa. Para que haja a transmissão, é necessária a participação de um vetor, que, no caso, é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito prego), infectada pelo protozoário Plasmodium. Esse tipo de mosquito é mais abundante ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, é também encontrado durante todo o período noturno, porém em menor quantidade.



Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa