Loading...

Home > Calendário da Saúde> Agosto > Dia do Nascimento de Albert Sabin


26/08 - Dia do Nascimento de Albert Sabin

Albert Bruce Sabin nasceu na cidade de Bialystok, Rússia (atual Polônia), em 26 de agosto de 1906. Aos quinze anos, mudou-se com toda a família para os Estados Unidos, onde obteve seu diploma em 1931, pela Universidade de Nova Iorque.

Sabin foi médico interno do Hospital Bellevue (1932-34), fez curso no Instituto Lister de Medicina Preventiva de Londres (1934-35), foi associado do Instituto Rockfeller para pesquisas médicas (1935-37) e professor de pesquisas pediátricas da Universidade de Cincinnati (1939). Desde o início demonstrou interesse em pesquisas nas áreas de doenças infecciosas, principalmente as relacionadas à poliomielite.

Dedicou 25 anos de sua vida ao estudo da poliomielite e desde 1952 voltou-se especialmente à obtenção de uma vacina de vírus vivo atenuado, para uso oral, o que conseguiu realizar por volta de 1960. A primeira vacina contra a poliomielite foi a vacina Salk, injetável, desenvolvida com vírus morto, por Jonas Edward Salk, eficaz na maioria das complicações, mas não era muito eficiente na prevenção.

A vacina Sabin, lançada no mercado em 1961-62, é a mais usada atualmente porque permite imunidade intestinal e corporal, enquanto que a vacina morta só oferece imunidade corporal. Além disso, a vacina Sabin produz imunidade vitalícia, sem a necessidade de injeção ou vacinação auxiliares.

Por esse motivo, em 1957, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu testar a vacina no mundo. Ele foi convidado a administrar a vacina em grandes grupos de crianças em algumas partes de Rússia, Holanda, México, Chile, Suécia e Japão. Porém, nos Estados Unidos teve dificuldades para convencer a Fundação de Poliomielite e o Serviço de Saúde Pública norte-americano de que o uso do seu método era melhor que o método de vacina com vírus morto de Salk.

Comprovada sua eficiência, foi lançada no mercado em 1961/62, eliminando a pólio dos países por ela atingidos. Albert Sabin renunciou aos direitos de patente para facilitar a utilização da vacina em todas as partes do mundo.

Uma vantagem adicional da vacina oral de Sabin, especialmente em países menos desenvolvidos, é a facilidade de administração: deve ser tomada em três etapas, com 6 a 8 semanas de intervalo e deve ser renovada anualmente nos primeiros anos de vida da criança.

Nas décadas de 70 e 80, o criador da vacina contra a pólio se empenhou na investigação da relação entre vírus e câncer. Entre 1970 e 1972, foi presidente do Instituto de Ciências de Weizmann, Israel. Dedicou também boa parte de seu tempo às pesquisas no Instituto Nacional do Câncer, Estados Unidos (1974).

Albert Sabin faleceu em Washington no dia 3 de março de 1993, mas seu nome continuou a ter força e impacto significativo em toda a comunidade científica internacional.



Fonte: BVSMS