Loading...

Home > Calendário da Saúde> Janeiro > Dia do Sanitarista


02/01 - Dia do Sanitarista

No dia 2 de janeiro, é comemorado o Dia do Sanitarista. Profissão instituída no Brasil por meio decreto legislativo n°3.987 desde 1920. O ofício atua na análise da saúde pública, categorizando os problemas em ordem de prioridades e propondo soluções.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), não poderia deixar de parabenizar os profissionais da Saúde Coletiva, que são de forte importância para o desenvolvimento local, regional e nacional, promovendo e melhorando a qualidade do serviço da saúde, inclusive da Odontologia.

A Saúde Coletiva na Odontologia, além de incluir diversas ações educativo-preventivas de acordo com a resolução 63/2005 do Conselho, também atua na análise sócio epidemiológica dos problemas de saúde bucal da comunidade, na elaboração e execução de projetos, programas e/ou sistemas de ações coletivas ou de saúde pública para promoção, restabelecimento e controle da saúde bucal, participando em nível administrativo e operacional de equipes multiprofissionais: organizando serviços, gerenciando em diferentes setores e níveis de administração na saúde pública, na vigilância sanitária, no controle de doenças, na educação da saúde publica e identificando e prevenindo doenças bucais oriundas, exclusivamente, da atividade laboral.



Fonte: Ascom CFO