Loading...

Home > Calendário da Saúde> Julho > Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço


27/07 - Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

A Federação Internacional de Sociedades de Oncologia de Cabeça e Pescoço declarou 27 de julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço com o objetivo de chamar a atenção sobre cuidados e controle efetivos desse tipo de câncer – o sexto tipo mais comum, globalmente, mas que recebe menos de 2% de financiamento para pesquisa.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. Anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo.

Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, com impacto negativo na sobrevida do paciente. Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer e é o quinto entre os homens, com cerca de 10 mil mortes por ano no país.

O tabaco é responsável por 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta em 5 vezes o risco para câncer nessa região. A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) também tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral, por exemplo.

O diagnóstico precoce dos diversos tipos de câncer de cabeça e pescoço, assim como o de qualquer condição clínica, garante um tratamento mais eficaz e reduz, imensamente, os riscos de agravamento. Porém, esse diagnóstico é ainda mais importante nos casos de câncer de cabeça e pescoço, haja vista que ele pode impedir que a pessoa precise passar por cirurgias que podem impactar fala, olfato e visão, impactando na qualidade de vida do paciente de maneira quase sempre irreversível



Fonte: Calendarr