Loading...

Home > Calendário da Saúde> Maio > Dia Mundial de Combate a Asma


1ª Terça de Maio - Dia Mundial de Combate a Asma

Na primeira terça-feira do mês de maio, o Dia Mundial da Asma tem o propósito de aumentar a conscientização global sobre essa enfermidade respiratória, principalmente em relação ao seu controle e formas de prevenção. A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por aumento da responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo respiratório.

Diversos fatores ambientais e genéticos podem ocasionar ou agravar a asma. Entre os fatores ambientais estão a exposição à poeira, aos ácaros, fungos, pelos de animais, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental e variações climáticas. Os fatores genéticos incluem o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade. Os dados mais atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que existam 235 milhões de pessoas com asma no mundo. A enfermidade pode afetar adultos e crianças.

Principais Sintomas
  • Tosse;
  • Chiado no peito (sibilos);
  • Dificuldade para respirar;
  • Sensação de aperto no peito.

Esses sintomas podem ocorrer ou piorar à noite, nas primeiras horas da manhã, em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos (ou irritantes inalatórios), à infecção respiratória, à poluição ambiental e/ou a mudanças climáticas.

Tratamento: Embora não tenha cura, a asma pode ser controlada. O tratamento tem por objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente através do controle dos sintomas e da melhora ou estabilização da função pulmonar, prevenindo o risco de exacerbações e outras complicações. A terapia medicamentosa deve ser realizada junto com medidas educativas e de controle dos fatores que podem ocasionar a crise asmática.



Fonte: Lithealth