Loading...

Home > Calendário da Saúde> Maio > Dia Internacional da Cruz Vermelha


08/05 - Dia Internacional da Cruz Vermelha

Nesta data a solidariedade e a ajuda humanitária são as grandes homenageadas, pois são duas das características mais marcantes da Cruz Vermelha.

Porque é comemorado nesta data?

O dia da Cruz Vermelha é comemorado nesta data em homenagem a data de nascimento do fundador desta organização humanitária (considerada a maior do mundo), Henry Dunant, em 8 de maio de 1828, em Genebra, na Suiça.

De acordo com Dunant, a idéia de criar a Cruz Vermelha surgiu depois da difícil experiência que teve nos campos de batalha na Itália, onde ajudou inúmeros soldados feridos.

Criada em 1863, a Cruz Vermelha Internacional está atualmente presente em cerca de 190 países e reúne o impressionante número de aproximadamente 97 milhões de voluntários ao redor de todo o planeta. Como resposta a sua coloboração à humanidade, Henry Dunant recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1901.

Princípios da Cruz Vermelha

Os fundamentos básicos da Cruz Vermelha são:

  • Humanidade
  • Imparcialidade
  • Neutralidade
  • Independência
  • Voluntariado
  • Unidade
  • Universalidade

Os voluntários da Cruz Vermelha devem executar as suas funções tendo como base os sete princípios base deste movimento humanitário.

Cruz Vermelha no Brasil

A Cruz Vermelha no Brasil (CVB) foi fundada em 5 de dezembro de 1908, por iniciativa do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, que inspirou neste movimento internacional e decidiu implantá-lo no Brasil para ajudar a proteger e salvar vidas brasileiras.

A CVB atua seguindo os principios internacionais da Cruz Vermelha, além da constituição definida de acordo com as convenções de Genebra.

Atualmente estima-se que existam mais de 20 mil voluntários da Cruz Vermelha cadastrado em todo o país.



Fonte: Cruz Vermelha do Brasil