Loading...

Home > Calendário da Saúde> Maio > Dia Mundial da Higiene das Mãos


05/05 - Dia Mundial da Higiene das Mãos

A campanha mundial ‘Salve vidas: higienize suas mãos’, estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2019 tem como tema: “cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.

Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática, de alcance universal da saúde, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde e deve ser realizada:

  • Antes de tocar o paciente;
  • Antes de realização de procedimento limpo/asséptico;
  • Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
  • Após tocar o paciente;
  • Após tocar superfícies próximas ao paciente.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e os sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.

Fonte: BVSMS