Loading...

Home > Calendário da Saúde> Abril > Dia Mundial da Saúde Mental


10/10 - Dia Mundial da Saúde Mental

Em 10 de outubro de 2022 será celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental com o tema ‘Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global’. O mundo está sofrendo os efeitos da pandemia de coronavírus, guerras, deslocamentos e emergência climática, todos com consequências para o bem-estar dos cidadãos do mundo.

A pandemia de Covid 19 mostrou que nenhuma nação estava preparada para a crise de saúde mental a ela associada e aos efeitos da Covid prolongada. É preciso um novo pacto para a saúde mental, pois o estigma e a discriminação continuam sendo uma barreira à inclusão social e ao acesso aos cuidados adequados.

O Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado todos os anos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o problema em todo o mundo e mobilizar esforços para apoiar aqueles que enfrentam transtornos mentais. Todo ano, desde 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza uma campanha global para destacá-lo.

A sociedade e os cidadãos importam. O papel da sociedade civil precisa ser aprimorado para que as pessoas possam dar sua própria contribuição para a saúde mental e o bem-estar nas suas comunidades e locais de trabalho. O tema “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global” nos oferece a oportunidade de reavivar nossos esforços para tornar o mundo um lugar melhor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. No Brasil, a atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) através de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade.

A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas foi pactuada em julho de 2011, como parte das discussões de implantação do Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, e prevê, a partir da Política Nacional de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral em Hospitais Gerais.



Fonte: BVSMS