Loading...

Home > Calendário da Saúde> Setembro > Dia Mundial do Doador de Medula Óssea


17/09 - Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea foi criado pela World Marrow Donor Association (WMDA), uma associação global de registros de células-tronco do sangue, medula e/ou sangue do cordão umbilical e organizações que representam mais de 40 milhões de doadores de células-tronco do sangue de 55 países diferentes.

Após os últimos sete anos de comemorações bem-sucedidas deste dia especial, o mundo se reunirá novamente no 3º sábado de setembro, dia 17, com o objetivo principal de agradecer a todos os doadores, destacar a cooperação global no transplante de células-tronco, consciencializar o público em geral sobre a importância do registro como doador e o impacto do transplante na vida dos doentes.

Desde o primeiro transplante de medula óssea realizado na década de 1950, mais de um milhão de pacientes receberam transplante de células-tronco do sangue para o tratamento de uma ampla variedade de cânceres e outras doenças sanguíneas e da medula.

Muitas vezes, o transplante usando células saudáveis de um doador ou unidade de sangue do cordão umbilical pode ser a única chance de cura. Quando não há doador adequado na família, um doador não relacionado, que viva em uma parte completamente diferente do mundo, pode ser a melhor combinação para o paciente. A rede global de organizações da WMDA possibilita a cooperação e a troca global de informações cuja forte colaboração ajudou centenas de milhares de pacientes, mundialmente.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.



Fonte: Calendarr