Loading...
Cirurgia Geral

A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em um adulto. Ou seja, a área engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades. O médico clínico pode participar como coadjuvante no acompanhamento pré e pós operatório, mas suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna.

É uma das áreas mais importantes e básicas da medicina por ser uma especialidade que engloba de tudo um pouco. O médico, assim como o famoso Dr. House do seriado de televisão americana, é responsável pelo diagnóstico e prognóstico do paciente. Assim, avaliando o estado de saúde do indivíduo e todas as situações que o levaram para aquele estado.

O paciente pode procurar essa especialidade em qualquer momento. Se a pessoa estiver batalhando com sintomas, sentindo dores ou com uma doença que necessita do acompanhamento médico, este é o momento de ir atrás de um clínico.

O médico clínico, geralmente, é aquele que atua em ambulatórios e consultórios. Então, o paciente irá até ele para descobrir o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento eficiente para ela. Porém, é importante ressaltar que a clínica médica não é só curativa. A área também é destinada para a medicina preventiva, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos (check-up).

Como citado anteriormente, essa especialidade engloba de tudo um pouco. Então, o médico irá avaliar a saúde do paciente como um todo. A observação clínica analisa a história da doença que leva a pessoa a procurar o médico, e realiza o exame físico do paciente em seus menores detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico e do prognóstico.