Loading...
Médico da Família



É o profissional que se especializou em medicina de família e comunidade e atende desde o nascimento até a finitude da vida — incluindo os cuidados paliativos. Ou seja, o médico da família tem conhecimento e competência para atender crianças, jovens, adultos, puérperas e idosos, sem restrição de idade, gênero ou doenças.

O grande diferencial dessa especialidade é a visão holística sobre o ser humano. Isso porque o papel do médico da família vai para além de um diagnóstico pontual sobre uma doença já existente. Ele é pautado em um acompanhamento próximo que tem por objetivo atuar de maneira preventiva, sempre considerando a saúde e sua inter-relação com as relações pessoais, do ambiente de trabalho e da comunidade em que o paciente vive, além de possíveis sintomas.

Em casos específicos e se necessário, o médico da família pode fazer um encaminhamento para outros especialistas, chamados de especialistas focais.

Além da proximidade, há uma relação duradoura de confiança. Por acompanhar o paciente ao longo do tempo, o médico tem conhecimento amplo sobre doenças, predisposições, alergias, riscos e demais particularidades. Com isso, o atendimento se torna mais objetivo e aprofundado, além de colaborar para a prevenção de doenças, a promoção de saúde, a redução de riscos de automedicação, a cura e a reabilitação.