No dia 13 de Setembro de 2021 os idosos da comunidade Boa Esperança em Aracruz/ES, receberam a vacina de reforço contra a COVID-19. A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, no que chamamos de ‘booster vacinal’ – reforço. E, ao aumentar a quantidade de anticorpos circulantes, isso reduz a chance de cada pessoa se infectar (ou reinfectar).
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento mésico.
O idoso é mais suscetível às infecções respiratórias em geral, inclusive a covid, pois conforme os anos vão passando a tendência é o seu sistema de imunidade ir reduzindo. No caso do idoso a gente chama de senescência essa fragilidade maior do sistema imune, o que acaba deixando essas pessoas mais chances de contrair infecções dos mais variados vírus que existem, dentre eles o coronavírus. Por isso a importância do idoso tomar todas as doses necessárias até completar o esquema vacinal, principalmente se essa pessoa tiver alguma comorbidade como por exemplo hipertensão ou diabetes