Composta de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde em todo o Brasil, a Rede CIEVS foi constituída com
a finalidade de detectar, monitorar, realizar alertas e resposta de eventos com potencial de se tornarem Emergências em Saúde Pública.
A Rede foi fortalecida e ampliada no contexto da Pandemia de COVID-19, e, atualmente, conta com 129 CIEVS:
Entre os dias 08 a 12 de novembro de 2021, aconteceu o VI Encontro dos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) que compõem a Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde em Brasília.
O encontro deve o objetivo de reunir e avaliar práticas exitosas implementadas pela Rede CIEVS no desenvolvimento e aplicação de ferramentas e ações implementadas no âmbito dos CIEVS Estaduais, Municipais, de Fronteira e DSEI na detecção, monitoramento, alerta, resposta e comunicação durante a pandemia de COVID-19 e realizar simulado de Emergências Epidemiológicas para os profissionais da Rede CIEVS, de forma a qualificar a Rede.
No dia 08 de novembro, foi realizada a I Mostra de experiências dos CIEVS durante a pandemia de covid-19 (EXPO-CIEVS) com o intuito de apresentar experiências exitosas implementadas pelos Centros. As experiências exitosas apresentadas foram referentes as mudanças na vigilância das emergências em saúde pública até o desenvolvimento e aplicação de ferramentas implementadas na detecção, monitoramento, alerta, resposta e comunicação durante a pandemia de covid-19 pelos CIEVS Estaduais, Municipais, de Fronteira e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
O CIEVS DSEI/MGES foi selecionado para apresentar o trabalho “Construção artística, linkage e assimilação de dados nos territórios da saúde indígena Maxakali/MG/Brasil: Uma proposta metodológica para comunicação de risco em saúde culturalmente adaptada” como experiência exitosa desenvolvida durante a pandemia. O trabalho foi desenvolvido e apresentado pela coordenadora do CIEVS Maryana Santos Vasconcelos Marques.