Loading...

Página Inicial > Exames de Imagem > Radiografia


Radiografia

Também chamado de raio-X, a radiografia é um exame de imagem não-invasivo (ou seja, não requer uma incisão na pele ou a inserção de um instrumento no corpo) que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos internos. É o teste de imagem mais antigo que existe, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.


Como funciona?
A imagem de radiografia é como uma fotografia que utiliza um tipo de radiação chamada ionizante, ou seja, de alta energia, que é disparada pela máquina de raio-X, atravessa nosso corpo e é captada do outro lado, formando uma imagem que mostra algumas estruturas internas do corpo humano. A imagem aparecerá em preto e branco, impressa em chapas de plástico com sais de prata; a tendência hoje é ser visualizada no computador ou em papel comum para economizar material.
Dependendo a estrutura do corpo, a radiação terá mais facilidade ou mais dificuldade em atravessá-la, fazendo com que a imagem apareça mais escura ou mais esbranquiçada. Por exemplo, um osso, por ser denso, bloqueará a maior parte da radiação. Com isso, ele ficará marcado no filme como uma “sombra” branca. Quanto mais branco, mais denso. Já o ar dos nossos pulmões e sistema digestivo aparecem escurecidos. E, assim, o médico consegue distinguir órgãos e doenças como pneumonias, sinusites, insuficiência cardíaca e fratura de ossos a partir daquela imagem.

Radiografia causa câncer?
Quando se fala em “radiação” logo associamos a palavra a câncer ou a outras doenças malignas. Porém, nas radiografias simples, cada imagem precisa de uma quantidade muito pequena de radiação. Nas radiografias do tórax, a quantidade de exposição à radiação com uma única imagem é igual à quantidade que a maioria das pessoas recebe em 60 horas no dia-a-dia. Seriam necessárias cerca de 5000 radiografias de tórax dentro de um ano para ter um risco aumentado de desenvolver câncer.
É importante lembrar que a radiação está presente apenas no momento da fotografia, e o técnico de radiologia do serviço está se protegendo atrás de uma parede porque ele faz isso várias vezes ao dia, enquanto você está lá só por alguns segundos. Mesmo assim, o raio-X ainda é contraindicado na gravidez, por possibilidade de malformações.